PROLETARIADO
CONTEXTO HISTÓRICO Y CULTURAL

omo proletariado é chamada a classe constituída de assistentes sociais e trabalhadores que, incapaz de possuir bens ou meios de produção, que estão nas mãos da burguesia, deve vender seu trabalho em troca de um salário para sobreviver.
Há um proletariado urbano, concentrada nas cidades, ligado a actividades industriais, e um proletariado rural, que se dedica ao trabalho de agricultura.
De acordo com a teoria marxista, o proletariado é um próprio sistema económico capitalista classe social que é explorado pela burguesia, que detém os meios de produção e da riqueza.
Veja também o marxismo e capitalismo.
Em certos momentos da história, o proletariado tem levantado a voz e exigiu e reivindicações e melhores condições de trabalho conquistado. Às vezes ele até fez a revolução e fez o poder político, como a história da criação da União Soviética (URSS) e a revolução de 1917.
A palavra proletariado, como tal, remonta à Roma antiga, e é derivada da proletarius Latina. Ele estava se referindo ao cidadão pobre que só com a sua prole, ou seja, com seus descendentes, poderia servir os homens de Estado que fornece para o exército.
No século XIX, com a revolução industrial, foi para identificar o proletariado como classe que não possuía meios de produção ou possui propriedades e, portanto, foi forçado a trabalhar para a burguesia para mudar um salário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário